top of page

Cinco cursos que podem impulsionar sua carreira


A busca pelo conhecimento pode ser feita por meio de cursos de especialização

 

Um executivo com trajetória profissional bem-sucedida costuma ter em seu histórico uma boa bagagem técnica e comportamental. Em casos de sucesso como este é imprescindível que um profissional busque, ao longo de sua carreira, adquirir essas competências por meio de contínuo aprendizado. Uma dessas buscas pelo conhecimento pode ser feita por meio de cursos de especialização. Eles podem ajudar profissionais a adquirirem informações complementares à graduação formal e impulsionar a carreira.


“Com o rápido surgimento de novas profissões e negócios, o mercado formal de ensino nem sempre consegue acompanhar essas transformações como deveria. Há uma onda de inovação e de modelos de negócio que obrigam cada vez mais os profissionais a se atualizarem com mais rapidez. Existem alguns cursos que podem ajudar esses executivos a diminuírem essa distância”, explica Renato Trindade, gerente da Page Personnel, consultoria de recrutamento especializada em cargos técnicos e de suporte à gestão, pertencente ao PageGroup.


Confira abaixo cinco cursos selecionados pelo consultor que podem impulsionar a carreira de um profissional:

Finanças & Tributos


Curso: Especialização em Legislação Tributária para Fintechs


Público: Pessoas que buscam posições em empresas de tecnologia dentro do mercado financeiro. Profissionais que já possuem conhecimentos de tributos e que queiram migrar para o mercado de tecnologia.


Objetivo: Auxiliar em todo processo de organização tributária de Fintechs, empresas de finanças digitais, bancos digitais e etc. A legislação atual não é clara em relação ao que já existe hoje nesse mercado.


Como pode ajudar na carreira: Tudo indica que as empresas digitais tomaram o espaço de empresas convencionais. Profissionais que tiverem conhecimento neste mercado terão muito espaço e crescimento pois é um mercado que está dando os primeiros passos e tem muito espaço para crescer.


Engenharia


Curso: Engenharia de Segurança Contra Incêndio e Pânico


Público: Profissionais com graduação em Engenharia, Arquitetura ou Tecnologia, que busquem qualificação em projeto e execução de sistemas preventivos contra incêndio e pânico. Também, para profissionais graduados em outras áreas que desejam um maior conhecimento no assunto.


Objetivo: O curso de Engenharia de Segurança Contra Incêndio e Pânico da PUCPR pretende transmitir aos profissionais habilitados os conhecimentos necessários para que estes possam gerenciar, projetar, bem como atuar em situações que envolvam sistemas preventivos contra incêndio e pânico.


Como pode ajudar na carreira: Profissionais se tornam mais completos e atendem muitas vezes normas internacionais de segurança. Os últimos eventos com incêndios nos EUA e Londres, levantaram uma atenção especial para esse assunto.


TI


Curso: Ciência de Dados


Público: Profissionais da área de Tecnologia ou Estatística ocupam grande parte do mercado de Ciência de Dados. Mas independentemente da área de formação, algumas características serão comuns a todos os profissionais que trabalham com Ciência de Dados: programação, pensamento lógico, habilidade com números e conhecimento em banco de dados.


Objetivo: Ainda não existe um curso superior específico para Ciência de Dados no Brasil. Grande parte dos profissionais possui formação em Ciências da Computação, Análise de Dados, Estatística, Matemática ou Análise de Dados. De qualquer forma, hoje já existem cursos on-line que fornecem as habilidades para atuar com ciência de dados. Existem alguns cursos de MBA e pós- graduação que abordam o tema.


Como pode ajudar na carreira: A posição de cientista de dados vem sendo uma das mais requisitadas no mercado nos últimos tempos. Por ser algo novo e com forte necessidade nas empresas, os profissionais que se profissionalizarem e buscarem atuar nesta área, poderão se destacar no mercado e ter uma rápida ascensão salarial.


Vendas & Marketing


Curso: Inteligência Comercial ou Inteligência de Mercado


Público: Profissionais com graduação em Administração, Marketing ou Finanças, que busquem qualificação em estratégias de vendas e expansão de novos negócios por meio de um entendimento e um olhar mais estratégico e analítico. Também orientado a profissionais graduados em outras áreas que desejam um maior conhecimento no assunto. Existem diversos MBAs e pós que apresentam o tema.


Objetivo: Os cursos de Inteligência Comercial ou Inteligência de Mercado têm como principais objetivos capacitar o profissional no planejamento comercial e na estruturação das estratégias de vendas da divisão e/ou da equipe.


Como pode ajudar na carreira: Atualmente, quando se trata de posições comerciais, grande parte das empresas têm procurado profissionais não só com experiência no dia a dia de prospecção e/ou gestão de contas, mas como também profissionais que tenham uma capacidade analítica e estratégica para a organização de um plano comercial. Esse plano comercial envolve todo o desenvolvimento e gestão de indicadores de desempenho, análise de concorrência e de oportunidades, estudo dos dados/indicadores de mercado, estruturação das ações comerciais, entre outros.


Office Support


Curso: Assistente Executiva


Público: Profissionais graduados que busquem maior envolvimento com o business da companhia para que possa ser um recurso estratégico e de tomada de decisão. Cursos de pós-graduação e MBA seguem a linha de Assessoria Executiva, mais estratégico e com funções maiores que no antigo Secretariado.


Objetivo: Sentimos no mercado uma evolução do papel da assistente, deixando para trás o perfil tradicional (atendimento telefônico, agendamento de reunião e gestão de viagens) para a busca de profissionais mais ativos e estratégicos. É necessário que consigam não apenas resolver problemas, mas também sugerir soluções para os cenários adversos que tem contato. Exemplos: “Qual o rumo da empresa nos próximos anos, qual objetivo de uma reunião com um executivo específico, como está o concorrente, o que há de novidade para o setor que estão inseridos, etc)


Como pode ajudar na carreira: Há uma escassez de profissionais com estas competências no mercado. As instituições de ensino estão lentamente se adaptando a este novo cenário.

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page