top of page

Como o trabalho voluntário pode impactar a carreira profissional


Voluntariado: experiências de voluntariado poderão ser incluídas no currículo (Jacob Ammentorp Lund/Thinkstock)

 

Você sabia que o trabalho voluntário pode dar um “up” na sua carreira? Muitas pessoas ainda não se deram conta que essa experiência é muito rica e no final nós mesmos somos os maiores beneficiados. O conhecimento adquirido como voluntário nos ajuda nos processos seletivos, pois colabora e muito no desenvolvimento de diversas habilidades que o mercado atual tanto busca.


Caso ainda não tenha realizado nenhum trabalho social, o primeiro passo será escolher uma causa que brilhe os olhos, como, por exemplo, apoio a crianças vulneráveis, idosos, deficientes ou centenas de excelentes iniciativas do terceiro setor. Mas, você deve estar se perguntando como isso irá te ajudar na vida profissional. Então vamos lá…


Em um trabalho de doação nós sempre trabalhamos com recursos limitados, com pessoas que a gente não conhece e com um problema claro a ser solucionado, e, na maioria dos casos, em curto período para execução.


Em um processo seletivo, essas habilidades são extremamente valiosas e avaliadas, como o trabalho em equipe, capacidade de se comunicar com diferentes públicos, solução de problemas e foco em resultados.


O grande segredo está em saber viver todas as experiências com profundidade e conseguir levar todos os aprendizados oferecidos para outros contextos, como em uma dinâmica em grupo ou entrevista. Imagine quantas vivências diferentes terá para contar? Você pode achar estranho, mas até sua segurança e confiança para se expor será maior.


Essas experiências de voluntariado poderão ser incluídas no currículo, destacando o período em que aconteceram e um breve relato de quais foram os aprendizados e desafios enfrentados. Isso com certeza enriquecerá a sua apresentação. Além de ser engrandecedor tanto do lado pessoal como profissional é bastante importante vivê-las a fundo, saber contar com clareza as suas ações e estar atento as transformações internas!


Sabemos que as oportunidades para realizar um trabalho voluntário são inúmeras, ainda mais em nosso país, que necessita de todos os tipos de recursos e ajuda. É primordial que a atividade te proporcione prazer e faça sentido para você, assim como deve acontecer na vida profissional. É como se fosse uma vaga onde o candidato precisa enxergar um propósito e ter fit com a empresa, com as futuras atribuições e funções.


Os benefícios do voluntariado são diversos, como a experiência em outras áreas de atuação, networking e o aprimoramento da sensibilidade e empatia, pois quando se é um voluntário a maneira de sentir a realidade não é mais a mesma. Ampliamos nossa visão de mundo e desenvolvemos ainda mais o senso de comprometimento.


Escolha sua causa social, se engaje com amor e seja uma pessoa e profissional ainda mais completo!

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page