top of page

Sete dicas práticas para realizar suas metas e fechar o ano bem


Pense em tudo de bom que pode acontecer em sua vida se você alcançar os planos traçados

 

Estamos cada vez mais próximos da virada de ano. Já se deu conta que falta praticamente dois meses para 2019? Essa é a época do ano em que renovamos as forças e traçamos novas conquistas. Você já fez um balanço da sua vida pessoal e profissional de janeiro até aqui? As promessas e metas feitas na virada para 2018 foram alcançadas? Saiba que ainda dá tempo de colocar as ideias em prática. De acordo com a coach da Effecta Coaching, Janaina Manfredini, é possível cumprir os objetivos e alcançar todos os sonhos nesse resto de ano. “Basta realmente estar disposto, saber onde se quer chegar, ter um planejamento, metas claras e uma rotina de acompanhamento do plano de ação”, ressalta. A especialista tem sete dicas para tirar as metas do papel. Acompanhe:


1. Ferramentas de trabalho ou ladrões de tempo: os aplicativos, inclusive de redes sociais, tomaram conta do cotidiano das pessoas. Na vida pessoal ou no trabalho eles estão aí e deixam tudo mais fácil. Agilizam a comunicação, otimizam o tempo e até economizam viagens. Porém, podem ocupar um tempo precioso que deveria ser usado com atividades mais importantes e que tragam mais resultados. Por isso, preste atenção e seja gestor do seu tempo: defina momentos específicos do dia para verificar e-mails, recados, aplicativos. Seja disciplinado. Se você estiver sem um planejamento do seu tempo, sem a lista de tarefas, sem gestão de prioridades, as chances de desperdiçar seu tempo são enormes. Pesquisas dizem que o brasileiro perde quase quatro horas do dia nas redes sociais, ou seja, daria para estudar, trabalhar, ajudar os outros, se divertir e ainda namorar muito mais com quatro horas a mais por dia.


2. Junte suas forças para o que tem importância: pense em tudo de bom que pode acontecer em sua vida se você alcançar os planos traçados. Lembre-se que sacrifícios são passageiros e recompensas são pra sempre. Então, se for preciso um esforço a mais, dedique ao que tem mais importância, afinal você vai precisar compensar o esforço que não fez durante o ano ou superar os desafios que lhe foram impostos por razões que não dependiam da sua vontade. Afinal, esperar por quê?


3. Crie uma rotina pra acompanhar seu plano : na sua agenda, é importante que você tenha momentos diários ou semanais pra acompanhar seus planos. Isso é sempre mais difícil quando você está descumprindo os combinados que fez com você mesmo, afinal não gostamos de levar “puxão de orelha” e quando a coisa sai dos trilhos temos a tendência de fugir desse acompanhamento. Revisite e readeque as metas pessoais, profissionais, de qualidade de vida, sociais e financeiras, levando em consideração o esforço que você está disposto a fazer, os investimentos que pode fazer e o tempo que você ainda tem disponível para realizar, afinal, algumas coisas são possíveis acelerar e fazer em dois meses, outras não mais. Da virada do ano até agora, muita coisa pode ter mudado. Se você seguir esse caminho fica mais perto de alcançar o que propôs com sucesso. Lembre-se que você pode planejar além de um ano. Um ano é uma metáfora, o fim do ano é somente um dia na agenda. Então permita-se fazer a lista do que deseja na vida, faça outra lista do que precisa fazer para cada coisa que deseja, coloque em um cronograma viável e vá lapidando seus planos para ir adequando a sua realidade de tempo, esforço, investimento, capacidade e habilidade.


4. Atenção às metas que ainda não foram alcançadas: liste por ordem de prioridade e tenha em mente que sem o primeiro passo nada acontece. Então, defina o primeiro passo. Tenha sempre algumas perguntas em mente. O que preciso fazer para alcançar, quais as atitudes, quais os comportamentos, o que preciso aprender, quanto vai custar, quanto eu realmente estou disposto a me esforçar para chegar lá.


5. Cuidado com os prazos que você se dá: vejo planos que são inviáveis simplesmente por que colocamos prazos que não são possíveis, como por exemplo, a recuperação de uma cirurgia em tempo irreal e irracional e terminar uma pós-graduação com cronograma estabelecido.


6. Olhe para você: em seus planos contemple ações que olhem pra você, sua saúde, seu desenvolvimento intelectual, seu equilíbrio emocional. Também planeje sua carreira e sua saúde financeira. Seus relacionamentos devem receber cuidados, então pense em manter seus relacionamentos saudáveis, como fazer isso em âmbito amoroso, familiar, social e profissional.


7. Se auto motive: se você tem objetivos se apaixonando, lembre-se que as pessoas a sua volta nem sempre vão te incentivar. Então, trate de se auto motivar e isso se faz através de sempre se lembrar da razão para tanta dedicação.

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page