top of page

Habilidades sociais estão cada vez mais valorizadas


Criatividade, influência positiva, colaboração, adaptabilidade e gestão de tempo são destacadas por professor de MBA.

 

A frase “Os candidatos são contratados por seu currículo e demitidos pelas suas atitudes” tem representado cada vez mais a realidade de um ambiente corporativo. Diante deste cenário, cresce a busca por profissionais capacitados tecnicamente, mas que também possuam habilidades comportamentais imprescindíveis para o crescimento das empresas.


De acordo com Uranio Bonoldi, professor de cursos de MBA na Fundação Dom Cabral, essas habilidades têm sido chamadas de “soft skills” no meio corporativo e se definem como um conjunto de valores de cada indivíduo. “Ao contrário das competências técnicas, construídas ao longo da vida acadêmica e mais fáceis de serem adquiridas em virtude da facilidade de acesso às informações, as comportamentais envolvem a cultura e educação de cada um”, explica.

Exatamente por estarem ligadas diretamente ao comportamento humano, essas características variam de pessoa para pessoa. Porém, para Uranio, o desenvolvimento de algumas delas é possível e primordial para quem quer alcançar êxito na carreira. “A mais desejada é a criatividade, importante para superar desafios e solucionar problemas”, diz.


Outra habilidade em alta é o poder de exercer influência de maneira positiva. Para isso, é necessário entender o que o outro precisa, ter propriedade sobre determinado assunto, demonstrar confiança e passar credibilidade. Bonoldi destaca ainda a postura colaborativa, que contribui para a criação de um ambiente mais saudável e crescimento de todos os colaboradores. “Isso acontece quando o profissional tem a percepção do que acontece ao seu redor”, declara o professor.


Adaptabilidade e gestão de tempo fecham o conjunto de competências destacadas por Bonoldi, que usa como exemplo a automatização. “Não adianta olhar para essa realidade de forma negativa, achando que vai perder o emprego. É preciso se adaptar a esta situação, na qual produtividade é palavra-chave. E quem administra bem o seu tempo consegue tornar o dia mais produtivo”, finaliza.

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page