Please reload

Posts Recentes

Veja quais são os cargos e as carreiras que devem bombar em 2021

November 11, 2020

1/10
Please reload

Posts Em Destaque

Atenção: processos seletivos consideram o comportamento online dos candidatos

May 10, 2019

Recrutadores avaliam redes sociais dos selecionados para traçar perfis pessoal e profissional, além do posicionamento público sobre assuntos ligados à empresa.

As redes sociais passaram a fazer parte dos processos de seleção. Os recrutadores consideram a presença virtual dos candidatos uma importante forma de avaliação do perfil buscado para aumentar a assertividade nas escolhas. Para muitos especialistas, essa tendência veio para ficar.


“Da mesma forma que procuramos emprego online, cadastrando o currículo em sites de agências de emprego, as empresas também avaliam a imagem dos candidatos na internet para conhece-los melhor” afirma Rodrigo Ribeiro, consultor de carreira do CPS (Cedaspy Professional School), rede de capacitação de jovens para o mercado de trabalho.

 

Para Ribeiro, as redes sociais se tornaram o cartão de visita e complementam o currículo. “Tomar cuidado ao escolher as fotos de perfil, de capa e ter bom senso ao postar imagens com bebidas alcóolicas e cigarros da moda são essenciais para não passar ao recrutador uma imagem negativa”, alerta o especialista. “Já fotos com parentes, em um ambiente descontraído, demonstram positivamente os valores familiares”, completa.

 

Quem está empregado também deve tomar cuidado com suas redes sociais porque é considerado, publicamente, um representante da empresa. O recrutador associa o comportamento nas redes sociais à imagem da companhia. Por isso, ao postar conteúdos negativos, polêmicos ou inadequados, o funcionário ou candidato perde pontos nos processos seletivos internos e externos. Segundo o consultor do CPS, é preciso chegar ao equilíbrio e evitar assuntos controversos, como política e religião.

 

Por outro lado, as redes sociais podem trazer benefícios para quem busca recolocação. Publicar projetos que geraram bons resultados são percebidos de forma positiva pelo recrutador. O mesmo acontece com o engajamento em causas humanitárias, projetos sociais, ONGs ou com atividades pessoais positivas, como esportes, jardinagem etc.

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Siga
Procurar por tags
Please reload

Arquivo
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
Post Roll Comunicação e Marketing Digital

Copyright © 2020 Martins & Bueno

Todos os direitos reservados

mbrh@mbrh.com.br | (31) 3194-3300

Av. do Contorno, 5417 - 6º e 9º andares

Belo Horizonte, MG - CEP 30110-925

  • Facebook Martins & Bueno
  • LinkedIn Martins & Bueno
  • Instagram Martins & Bueno