top of page

COMUNICADO OFICIAL DA INTERNATIONAL COACH FEDERATION CHAPTER BRASIL - ICF BRASIL

Obra de ficção confunde a percepção da realidade!

Como o nome já diz, 'novela' é uma obra literária de narrativa breve, (em geral feita em capítulos) onde o autor concentra sua trama em torno de poucos personagens, e quantas estórias e histórias são criadas assim!! Então, que possamos esclarecer algumas estórias para que não se tornem histórias mal contadas.

Na última sexta-feira, dia 02/02, em uma telenovela brasileira foram mostradas cenas onde a atividade de Coaching foi tratada de forma equivocada, por isso, a International Coach Federation* Chapter Brasil (ICF Brasil) vem a público se posicionar. Nosso objetivo é esclarecer o que é Coaching!

Entendemos que os meios de comunicação de massa são capazes de influenciar sobremaneira a percepção e opinião da população, por isso, depois dos fatos ocorridos nas últimas semanas, seja na mídia impressa ou televisiva, estamos aqui para esclarecer o que de fato é Coaching.

A ICF define Coaching como uma parceria entre profissional (coach) e cliente (coachee) em um processo criativo e instigante que inspira o cliente a maximizar seu potencial pessoal e profissional.Trata-se de um processo de desenvolvimento humano que lida com o pensar, o sentir e o agir. Sua essência está na construção de uma consciência mais profunda sobre si mesmo, onde o cliente se apropria e se responsabiliza pelas próprias escolhas e comportamentos. O processo é capaz de gerar reflexões e ampliar possibilidades, mas isso só acontece quando a pessoa demonstra um verdadeiro desejo de mudança e se propõem a descobrir, em si mesma, novas formas de agir para construir o futuro desejado. Para isso, o coach questiona seu cliente, o confronta quando apropriado e permanece o tempo todo ao seu lado, pois ali se estabelece uma relação de parceria forte e genuína.

O Coaching é democrático a ponto de acolher profissionais oriundos de diversas formações acadêmicas e justamente, por isso, torna-se obrigatória uma formação sólida, consistente e profunda. Nós da ICF, oferecemos, através de 11 competências https://coachfederation.org/core-competencies/, diretrizes claras para uma atuação de Coaching séria, profunda e competente, além de garantir que nossos associados desenvolvam seu trabalho baseado em um rigoroso código de ética https://coachfederation.org/code-of-ethics/ , conferindo segurança à sociedade na hora de contratar um profissional.


A ICF Brasil faz um alerta à sociedade para que não se deixe enganar. Coaching não é terapia, portanto não se propõe a tratar de questões emocionais e transtornos mentais. Essas questões devem ser cuidadas por profissionais de saúde mental com formação em Psicologia e/ou Psiquiatria.

Abraços

Diretoria ICF Brasil https://www.icfbrasil.org/


* A International Coach Federation é a principal organização global dedicada ao avanço da profissão de coaching, definindo padrões elevados, fornecendo certificação independente e construção de uma rede mundial de profissionais de coaching. A ICF visa promover a arte, a ciência e a prática do coaching profissional. Ela existe para liderar o avanço global da profissão de coaching.

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page