top of page

Comodismo profissional tem validade ultrapassada


O desenvolvimento de novas habilidades e talentos tem sido determinante na contratação de novos profissionais

A era de carreiras lineares, planejadas de acordo com a herança profissional familiar acabou! Aliás, isso já faz algum tempo.


Fala-se agora da quarta revolução industrial, da robotização, de cidades inteligentes e sociedade automatizada. Fatos iminentes. Basta prestar um pouco mais de atenção aos acessos do dia a dia e veremos que nada funciona como antes. Quando foi a última vez que você foi a uma agência bancária para pagar uma conta? Por meio de aplicativos, até o smartphone mais básico dá acesso a diversos serviços bancários e até contato direto com o gerente da sua conta – estou considerando um serviço básico, de utilização necessária para 10 entre 10 pessoas economicamente ativas.


O futuro alicerçado na tecnologia já começou e, independentemente de onde venha a mudança, ela implica em tomada de decisões e provoca novas mudanças, inclusive no aspecto profissional e/ou na gestão de um negócio.


De acordo com a Singularity University Germany Summit, o futuro nos reserva surpresas além da imaginação. A taxa de inovação é cada vez mais acelerada e as futuras transformações serão muito mais rápidas que as ocorridas no passado. Novas tecnologias vão impactar a maioria dos negócios e nenhuma área de atividade estará a salvo das mudanças que virão. É imprescindível manter-se conectado aos novos cenários. Ao observar o universo corporativo, percebo que existem muitas oportunidades de carreira e de negócios. Porém, há carência de pessoal habilitado para determinados desafios.


Para gerir um negócio, empreender a carreira ou até se manter em uma empresa é preciso ter visão de futuro e disposição para o autodesenvolvimento. Você se lembra da Kodak ? Em 1998 a empresa tinha 170 mil funcionários e era responsável por 85% do papel fotográfico utilizado no mundo. Em apenas três anos, o seu modelo de negócio foi extinto e a empresa desapareceu. E onde estão todos esses colaboradores? Aqueles que estiveram atentos às mudanças conquistaram novos espaços. Os que se deixaram à mercê da sorte, sabe-se lá qual o destino.


O mundo dos negócios tem aberto novas fronteiras e novas oportunidades. O UBER, por exemplo, é apenas uma ferramenta de software e não possui um carro sequer, mesmo assim constitui a maior empresa para transporte pessoal do mundo. A Airbnb é o maior grupo hoteleiro do planeta sem deter a propriedade de uma única unidade de hospedagem.


A mudança não é uma opção humana, muito menos para ͞alguns segmentos. Mais do que em qualquer outro tempo, ela se tornou uma condição da própria vida e do que está por vir. A formação acadêmica é importante, mas não é garantia de uma carreira promissora. Muito mais que a técnica em determinado segmento profissional, o desenvolvimento de novas habilidades e talentos tem sido determinante na contratação de novos profissionais e até na permanência de colaboradores com posições aparentemente estáveis.


Previsões de cientistas e pesquisadores apontam que nos próximos 20 anos (o que chega rapidinho!) 70% dos empregos atuais vão desaparecer. Diante disso, em qual maré você vem navegando?


Para que o percentual acima se concretize, ele não acontece de uma hora para outra. As margens vão crescendo pouco a pouco e essa contagem já começou. Após 30 anos de dedicação profissional exclusiva para uma instituição financeira multinacional, o gerente master recebeu o convite de desligamento em pouco menos de cinco minutos, em uma manhã que mudou a sua vida, e somente depois de algum tempo caiu na real. Durante sua permanência na empresa, ele desprezou a necessidade de atualização de seus conhecimentos e acabou abrindo espaço para concorrentes antenados com as novas demandas. Essa é uma história real, de um amigo próximo, mas que representa a realidade de muitos profissionais.


Você está atento a esse cenário? Tem real consciência das suas competências diante dessa realidade? Essas são questões que você não terá muito tempo para pensar. Tem que estar pronto para corresponder!



Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page