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Inteligência Emocional no trabalho é um fator importante para a performance profissional


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Ter controle emocional é fundamental para manter uma postura profissional positiva e adequada

 

A Inteligência Emocional tem se tornado uma habilidade cada vez mais prestigiada nos processos de seleção: as empresas reconhecem a importância de reconhecer e lidar com as emoções no dia-a-dia profissional. Segundo estudos realizados na Universidade de Harvard, somente 15% dos nossos resultados estão ligados a nível de desenvolvimento técnico, enquanto os outros 85% estão ligados a questões de habilidades e atitudes.


A plataforma D’hire realizou uma pesquisa e apontou que, dos 300 profissionais da área de Recursos Humanos que foram entrevistados, 54,4% consideram igualmente importante as características comportamentais e técnicas dos profissionais contratados. Os resultados mostram que as habilidades comportamentais são cada vez mais relevantes para o sucesso profissional, e a Inteligência Emocional é considerada a principal competência para destacar colaboradores.


Segundo o especialista em Inteligência Emocional, Rodrigo Fonseca, fundador da SBIE (Sociedade Brasileira de Inteligência Emocional), apesar de muitas pessoas acreditarem que os fatores emocionais não interferem no mundo dos negócios, eles estão presentes a todo instante. “Quem move os negócios são pessoas, e pessoas são movidas pelas suas emoções, sejam elas positivas ou negativas. Saber reconhecer em si mesmo suas emoções e entender de que forma elas se comportam, tanto em nós, quanto nos outros, pode contribuir para que o profissional administre melhor as adversidades da vida, como lidar com imprevistos que acontecem no dia a dia de uma empresa”, explica.


Características de um profissional emocionalmente inteligente


Ainda, de acordo com Fonseca, um profissional emocionalmente inteligente:


— Reconhece seus sentimentos e emoções, respeitando seus limites; — Respeita e compreende as emoções e os limites das pessoas, enxergando todos como seres humanos; — Tem uma visão positiva e otimista em relação ao que acontece; — Cultiva a sua motivação interna, e não depende somente dos fatores externos para se manter motivado; — Sabe quando e como expressar ou brecar as próprias emoções, agindo sempre com controle emocional; — Sabe manter a calma em situações de pressão; — Sabe ouvir feedbacks e usar as críticas de forma construtiva para melhorar seu desempenho; — Sabe identificar os conflitos e pontos fracos; — Sabe reconhecer seu papel dentro da empresa e não depende do reconhecimento externo; — Não é extremamente competitivo, pois sabe reconhecer o papel e a importância de cada um; — Enxerga os problemas como desafios e sabe encontrar as oportunidades de soluções por trás de cada um; — Tem empatia, demonstra interesse pela opinião dos outros e leva em consideração os sentimentos alheios.


A importância da Inteligência Emocional


Ter controle emocional é fundamental para manter uma postura profissional positiva e adequada. “Saber lidar com as emoções no ambiente profissional e com os diferentes tipos de personalidade é vital para uma carreira de sucesso. A Inteligência Emocional também ajuda a desenvolver pontos como aumento da autoestima e da autoconfiança, melhora na comunicação, e, claro, alta performance. A competência emocional tem seu início na autoconsciência, e, portanto, pode ser trabalhada e desenvolvida a qualquer momento”, finaliza Rodrigo.

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