top of page

5 dicas para parar de procrastinar (e terminar o seu projeto)


No começo da manhã, você acorda decidido a terminar o seu projeto, que há meses posterga. Mas, no decorrer do dia, isso não acontece. As reuniões, os e-mails e os “incêndios” a apagar no trabalho devoram o seu tempo. E o projeto, mais uma vez, fica para depois. Se essa é uma cena comum no seu dia a dia, cuidado. Adiar as tarefas que exigem muita criatividade e que têm prazo longo para a entrega pode ser perigoso para a sua carreira. Afinal, são os projetos que trazem maior visibilidade e remuneração. Para conseguir, finalmente, terminar a sua tarefa — e parar de procrastinar —, confira 5 dicas listadas pela Fast Company:


1. Defina algumas restrições


Defina um período fixo (duas horas, por exemplo), isole-se de ruídos, afaste-se de dispositivos conectados — essas são algumas formas de criar restrições. Dedique esse tempo ao seu projeto. Pesquisas apontam que definir restrições ajudam você a ter mais foco e energia mental.


Um desses trabalhos foi publicado em 2015 pelo Journal of Consumer Research. Ravi Mehta, da Universidade de Illinois, e Meng Zhu, da Universidade Johns Hopkins, pesquisaram como o pensamento sobre a escassez ou abundância afetava a criatividade das pessoas quando se tratava de recursos. Dois grupos tiveram de elaborar planos sobre como usar criativamente plástico bolha — e o grupo que escreveu sobre crescer com recursos escassos concebeu os usos mais criativos.



2. Tenha meta e programa de recompensa


Quando confrontadas com escassez, as pessoas tendem a se dar a liberdade de usar recursos de maneiras menos convencionais.


Um prazo — mesmo que definido por você — o levará adiante e o motivará a concluir a tarefa. Mas nada de prazo longo. Dias em excesso, semanas ou meses são uma receita para a procrastinação. Se for necessário, adote metas e prazos intermediários. Se você precisa ser motivado para cumprir prazo, configure um sistema de recompensas para mantê-lo no caminho e no ritmo certos.


Lembre-se de que as recompensas podem fazer com que o trabalho pareça uma tarefa da qual você precisa fazer uma pausa, por isso é importante criar recompensas relacionadas ao seu objetivo. Isso pode ser comprar um novo livro escrito por um CEO que o inspira ou se inscrever em um curso online sobre o tópico em que você está trabalhando. Certifique-se de que suas recompensas complementem seu objetivo. Todo mundo é diferente, então você precisa descobrir como fazer com que os prazos funcionem para você.


3. Respeite os seus sentimentos


A pesquisa mostra que a criatividade aumenta quando as emoções positivas e negativas estão altas. Tente concentrar essa energia em seu projeto (não force a ocorrência de emoções negativas — apenas lembre-se que pode ser produtivo dedicar-se ao trabalho, quando se sentir assim). E a próxima vez que você estiver entediado? Respeite o sentimento. É um espaço em branco que você deve aceitar, em vez de recorrer ao Instagram ou ao jogo mais recente do seu telefone. Seu cérebro precisa de espaço para se alongar e brincar. Se você preencher cada segundo livre do seu dia, não há espaço para permitir que a criatividade entre.


4. Faça treinamentos


Assim como na academia, sua mente criativa precisa de treinamento para ter o desempenho máximo. Quando você descobre que seu combustível criativo está faltando, é hora de tentar algo novo. Tente fazer algo fora do seu mundo criativo, como aprender um novo idioma, tocar um instrumento ou pintar. Esse treinamento aciona seu cérebro de novas maneiras e traz a peça de volta ao seu processo criativo.


5. Aproveite a sexta-feira


Sexta-feira é o dia menos produtivo da semana. Você está trabalhando há quatro dias, então a fadiga se instala. É por isso que é o dia perfeito para trabalhar em algo em que você normalmente não trabalha. Bloqueie um longo período de tempo e marque-o como “indisponível”. Use esse tempo para focar nas tarefas. Ao definir propositadamente o tempo para si mesmo toda semana, você ganhará impulso em direção ao seu objetivo final.

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page