Propósitos que você deve adicionar à sua lista de 2021

92% dos executivos consideram que a pandemia fez sua companhia repensar a forma de trabalhar


No início deste ano todos tínhamos propósitos a cumprir, mas muitas viagens, planos, metas e outras coisas tiveram que ser deixadas em suspenso por causa da pandemia. Inclusive, chegamos a nos perguntar se este seria um ano perdido. A resposta é não. Foi um ano com desafios, mas também muitos aprendizados e experiências, sobretudo com o trabalho remoto e a inovação tecnológica nas empresas. De acordo com um estudo da ServiceNow, 92% dos executivos consideram que a pandemia fez sua companhia repensar a forma de trabalhar, e é por isso que quero compartilhar os propósitos que deveriam estar na lista das empresas e dos altos executivos para 2021.


  1. Digitalize sua empresa: Neste ano, nos demos conta de que muitas empresas não estavam preparadas para mandar todos os seus empregados para casa, e as as que tinham tudo digitalizado e armazenado na nuvem foram as primeiras a conseguir adotar o trabalho remoto quase sem nenhum problema.

  2. Inove suas ferramentas de trabalho: Este propósito tem muito a ver com o anterior; ter equipamentos portáteis, como laptop e celular, facilita que os empregados possam mudar do escritório para o modo home office sem necessidade de um processo longo de transição.

  3. Experiência do cliente: Sem dúvida, neste ano o atendimento digital aos clientes cresceu, e lhes dar uma boa experiência, agora mais do que nunca, ganhou grande relevância. É por isso que resolver os problemas muito antes que os clientes saibam que esses problemas existem ajudará fazer com que a experiência deles melhore; as empresas que investem em tecnologia de experiência do cliente estão mais bem preparadas para continuar resistentes e impulsionar o crescimento hoje em dia[1].

  4. Ambiente de trabalho: Fazer com que os funcionários se sintam à vontade e confiantes em todos os momentos ajudará a torná-los produtivos, por isso você pode utilizar plataformas como o Workplace, que conta com o Virtual Agent da ServiceNow e onde os empregados podem solicitar suporte, receber atualizações e se conectar com atendentes ao vivo com um só clique.

  5. Retorne com a ajuda da tecnologia: Se um de seus propósitos for retornar ao local de trabalho, você deve se certificar de que isso ocorra com todas as medidas necessárias e com ferramentas digitais, como o Safe Workplace, que lhe ajudem a ter controle de limpeza, monitoramento de uso de escritórios e de inventário, para que seus empregados se sintam seguros[2].

  6. Monitore sua força de trabalho: Se aprendemos alguma coisa neste ano, foi que monitorar a saúde de todos é importante. Em 2021, você pode utilizar aplicações como o Emergency Response Operation em qualquer emergência que houver para compartilhar as medidas de saúde com seus funcionários e para monitorar sintomas de alguma doença que tiverem, bem como suas viagens feitas recentemente ou a necessidade de ficarem isolados.

  7. Continuidade do negócio apesar dos obstáculos: Sem dúvida, um de seus propósitos deve ser a continuidade de seu negócio e, para fazer isso, é importante conseguir se adaptar às situações, seja digitalizando seus fluxos de trabalho, seja mudando suas ferramentas de TI, seja se aconselhando com consultores profissionais.

  8. Torne o trabalho fácil: Muitas vezes, pensamos que, se o trabalho se torna digital, é necessário ter uma pessoa com conhecimento de TI. Mas a realidade é que, se você implementar as ferramentas certas, que sejam tão intuitivas quanto as aplicações que usamos diariamente, todas as ferramentas digitais podem ser usadas por todos, desde o CEO até cada executivo da companhia.

  9. Preste atenção em seu setor: Muitas vezes, pensamos que, porque um setor ou área se desenvolve fora de um escritório, não é possível digitalizar o trabalho. Porém, existem plataformas como a ServiceNow que permitem digitalizar inventários, equipes e horários, tudo em seu dispositivo móvel[3].

  10. Equilibre sua vida pessoal e profissional: Com o novo esquema de home office, muitas pessoas não têm conseguido estabelecer um equilíbrio. Em 2021, você deve se propor a automatizar os processos mais maçantes para ter uma gestão mais inteligente de suas tarefas e conseguir liberar tempo, a ser dedicado à família, aos amigos e a si mesmo.

  11. Busque o crescimento profissional: Durante este ano, nos demos conta de que não é necessário fazer treinamentos presenciais, e sim que, agora, eles podem ser realizados em qualquer lugar. Por meio de plataformas digitais, você pode oferecer a seus empregados uma capacitação contínua, que lhes permita explorar suas habilidades e aumentar sua produtividade.

  12. Não se esqueça de seus parceiros: Crie programas para abordar o fluxo de trabalho específico de certos setores, assim como as necessidades de transformação digital de clientes, para que seus parceiros possam impulsionar a diferenciação, defender sua experiência em determinadas verticais e liberar novas oportunidades de crescimento.

Em 2020, a pandemia nos pegou de surpresa e muitas empresas não estavam prontas para uma crise sanitária dessa magnitude. No entanto, um novo ano vem aí e, com ele, novas metas a serem atingidas para que tanto empregados como executivos e gestores tornem seu trabalho mais produtivo e eficaz e, sobretudo, o façam com muita felicidade e de qualquer lugar. Que 2021 seja bem-vindo!


Fonte: Mundo RH - Kátia Ortiz


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
Post Roll Comunicação e Marketing Digital

Copyright © 2020 Martins & Bueno

Todos os direitos reservados

mbrh@mbrh.com.br | (31) 3194-3300

Av. do Contorno, 5417 - 6º e 9º andares

Belo Horizonte, MG - CEP 30110-925

  • Facebook Martins & Bueno
  • LinkedIn Martins & Bueno
  • Instagram Martins & Bueno