Copyright © 2020 Martins & Bueno

Todos os direitos reservados

mbrh@mbrh.com.br | (31) 3194-3300

Av. do Contorno, 5417 - 6º e 9º andares

Belo Horizonte, MG - CEP 30110-925

  • Facebook Martins & Bueno
  • LinkedIn Martins & Bueno
  • Instagram Martins & Bueno
Post Roll Comunicação e Marketing Digital
Please reload

Posts Recentes

Habilidades sociais estão cada vez mais valorizadas

November 11, 2019

1/10
Please reload

Posts Em Destaque

7 detalhes que acabam com a sua produtividade sem que você perceba

February 25, 2019

 

 

Muitas vezes a culpa é das redes sociais. Ou daquela dor de cabeça que não deixa o cérebro funcionar direito. Ou então pelo simples costume de procrastinar. No entanto, não é sempre que a nossa produtividade cai por motivos que tenham a ver diretamente com cada um de nós. Existem razões fora do nosso controle que prejudicam diretamente o ritmo de produção durante o trabalho – e é preciso ter atenção a elas para não considerarmos equivocadamente que tudo é culpa do funcionário.

 

Para colocar as questões em perspectiva, o site Fast Company listou sete detalhes que, despercebidos, acabam com a produtividade. Confira a seguir.

 

Iluminação

 

Se a luz do seu escritório lembra a daquelas salas de interrogatório apresentadas em programas de televisão, é muito provável que você não seja tão produtivo como gostaria. Um relatório apresentado pela City University of London em parceria com a Philips em 2013 constata que a luz artificial pode afetar o desempenho de várias maneiras. Além de dores de cabeça, fadiga ocular e estresse, esse tipo de iluminação influencia o humor dos funcionários.

 

O ideal é que, caso esteja inadequada, a iluminação do ambiente de trabalho seja trocada. Se essa possibilidade não for viável, você pode escolher algum local mais adequado para trabalhar no seu escritório: próximo a uma janela ou em alguma sala bem iluminada. Caso trabalhe em casa, invista em uma opção adequada para iluminar seu home office.

 

Cor da parede

 

Não é apenas a cor da luz que afeta o seu humor. Um estudo realizado no início dos anos 2000 descobriu que os funcionários que trabalhavam em um espaço pintado de vermelho reportavam humor negativo mais frequentemente do que aqueles que ficavam em um escritório com tons azuis e verdes.

 

Temperatura

 

Todo escritório tem o time dos defensores e dos odiadores do ar condicionado. Para além das questões e gostos pessoais, a temperatura exerce, de fato, uma influência na produtividade dos funcionários. Somos mais produtivos quando a nossa satisfação térmica aumenta, de acordo com um estudo publicado em 2015. Portanto, se você sente muito calor ou muito frio no ambiente de trabalho, isso pode interferir diretamente no seu ritmo.

 

Ar

 

 

De acordo com um estudo publicado na Harvard Business Review, espaços de trabalho com baixa qualidade do ar podem levar a desempenho ruim. A pesquisa leva em consideração a ventilação do ambiente, a concentração de produtos químicos e os níveis de dióxido de carbono.

 

Clima

 

Você olha pela janela do escritório e se depara com um dia lindo de sol e céu azul. Mas, em vez de partir para a praia, retorna para a frente do computador. Essa tentação externa interfere no seu nível de produtividade sem que você perceba – e não poderia ser diferente. De acordo com um estudo de 2012 da Harvard Business School, a produtividade oscila dependendo do tempo e do clima externo. Em resumo, os melhores desempenhos foram registrados em dias chuvosos e quando os funcionários não viram nem o sol – nem mesmo em fotos – antes de executar suas tarefas.

 

O horário de verão também afeta diretamente sua produtividade, então está liberado culpar o período em que o sol clareia os dias por mais tempo pela falta de produtividade.

 

Colegas de trabalho

 

Não é preciso ter muitos indícios para afirmar que a sua produtividade cai quando seus colegas de trabalho passam o dia papeando ao seu redor – basta pensar em suas experiências pessoais. No entanto, existem evidências científicas que comprovam que, apesar de trazer benefícios, as amizades no ambiente de trabalho podem prejudicar seu desempenho por causar um “esgotamento emocional”. Interpretar ao mesmo tempo o papel de amigo e de colega pode ser cansativo – e, por consequência, interferir no seu desempenho.

 

Esportes

 

 

Ser um torcedor fanático de algum time ou atleta pode trazer desvantagens para o seu trabalho. É o que mostra uma pesquisa do Workforce Institute da Kronos Incorporated, que aponta que 45% dos funcionários com idades entre 18 e 34 anos acreditavam ser mais propensos a ter ansiedade sobre voltar ao trabalho na segunda-feira após o Super Bowl. Outro estudo realizado com torcedores de futebol mostra que o desempenho negativo da equipe se reflete no desempenho ruim do trabalho.

 

Vale ressaltar que não existe nenhuma recomendação para que você abandone aquilo que gosta. A ideia é apenas chamar atenção para alguns elementos que podem estar dificultando a sua produtividade.

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Siga