Prepare-se para dar um up na carreira em 2020
Além da boa qualificação e da disposição para trabalhar, é necessário saber se expressar e se comportar de forma adequada no dia a dia do trabalho .
O ano novo está aí e, com ele, também surgem novas possibilidades e oportunidades no mercado de trabalho. Para quem sonha com aquela promoção , com direito a um aumento no salário , janeiro pode ser a porta para um novo futuro.
Mas, para alcançar os objetivos profissionais, não basta ter um currículo recheado de experiências e cursos de capacitação. Além da boa qualificação e da disposição para trabalhar, é necessário saber se expressar e se comportar de forma adequada no dia a dia do trabalho.
Sócio fundador da Vox2You, Luis Fernando Câmara enumera nove pontos aos quais os profissionais devem ficar atentos para conseguir aquele sonhado “up” na carreira em 2020. Confira a seguir.
Dicas para quem pretende decolar na carreira em 2020
Peça feedback – A cultura de feedback é muito importante para o desenvolvimento. Você pode pedir ajuda para alguém em que você confia no seu ambiente de trabalho, para ter outro ponto de vista sobre seus comportamentos e atitudes. Use isso para identificar pontos a desenvolver.
Linguagem corporal – Este também é um ponto a ser observado. Examine como seus colegas se comportam no ambiente corporativo. Compare os que estão acima da média e os que estão abaixo, e analise de qual perfil você se aproxima mais. Afinal, a sua postura corporal pode dizer muito sobre você e impactar diretamente em seus resultados.
Visibilidade – Aquela velha expressão do ditado popular “Quem não é visto, não é lembrado” também deve ser levada em consideração pelas pessoas que querem impulsionar suas carreiras. Ao surgir uma oportunidade de resolver algum problema ou fazer alguma ação, seja o primeiro a se oferecer em ajudar.
Cuidado com o tom de voz – A modulação da voz é uma das ferramentas trabalhadas nos cursos de oratória. É importante não falar alto demais, saber ser convincente sem parecer arrogante e, principalmente, ouvir o chefe e os colegas com atenção.
Vocabulário criativo – Na hora de se expressar, evite repetir palavras e observe vícios de linguagem, como o conhecido “né”, ao final de cada frase. Gírias também não são adequadas ao ambiente profissional, a não ser que você trabalhe em uma empresa muito descolada. É importante ter familiaridade com o vocabulário específico da área em que se pretende atuar, e muitos termos são em outros idiomas. Então, procure manter-se atualizado sobre eles e também sobre a sua pronúncia.
Uma técnica interessante é observar seus superiores e pessoas que você admira. Veja as expressões e palavras que eles usam. Ler também ajuda muito na hora de deixar o vocabulário mais rico e criativo. Uma dica de livro que também ajudará a melhorar sua comunicação e assertividade no ambiente de trabalho é “Assertividade em uma semana”, de Dena Michelli.
Tenha clareza e informação – Conheça os propósitos da sua empresa, os objetivos dela no mercado e procure saber como você pode contribuir para que ela cresça. Isso ajuda na construção de sua imagem.
Trace seus objetivos. E corra atrás deles – Se a empresa não tem metas de desempenho, trace você mesmo seus objetivos. E procure superá-los, mantendo a qualidade de execução nas tarefas que compõem o seu cotidiano profissional.
Pense em todas as alternativas. Sempre – Procure visualizar os caminhos possíveis para a solução dos pequenos e grandes dilemas e problemas do seu dia a dia. De um lado, enumere as vantagens de cada opção. De outro, as desvantagens. Com base neste comparativo, tome a melhor decisão – e tenha sempre na ponta da língua as razões que o levaram a optar por este ou aquele caminho.
Nunca se dê por satisfeito – Se hoje você está em uma posição de destaque, não se acomode. Continue buscando conhecimento, trocando experiências e informações com colegas e outros profissionais da área. Faça cursos de aperfeiçoamento. Leia livros que tenham a ver com o seu ofício. Assista a vídeos ou filmes que possam lhe acrescentar profissionalmente. Esteja sempre informado e pronto para, caso uma oportunidade de ascensão apareça, você esteja “voando” acima de eventuais concorrentes.